Nas palavras de Iacyr Anderson Freitas, poeta, prosador e ensaísta:

Cadê aquele soneto que ensina a gente a fazer um pão de queijo excelente?

Há violeiros que escrevem partituras inteiras (é verdade, não é patranha...) em teias de aranha? E o Seu Proença, coitado, teve mesmo todo tipo de doença?

Orando com fé pra São Tomé, o das Letras, mesmo sem estudar (eita!), será possível não tomar uma baita sova nas provas? Será que ajuda, no caso, beber algum tipo de chá... talvez em Araxá?

Houve um bate-boca entre duas carrancas lá do Rio São Francisco? Chegou a tempo a turma do deixa-disso?

Quem viu passar por aí um bezerro catedrático, doutor em contas, famoso matemático?

Por que o poeta decidiu pintar o sete e contornar BH de patinete? Não seria melhor baixar o topete e ir de carona, tranquilão... numa charrete?

Sei não, mas dizem que as vespas de Vespasiano fizeram uma baita intriga lá pros lados de Formiga...

Que data foi tão doída, tão sentida, que jamais poderá ser esquecida?

Em que deserto se esparrama o presépio de Santana?

Tudo isto e muito mais o magistral José Santos nos entrega neste livro, mineiramente, com sobras imensas de inteligência e poesia.
Então, o que é que você está esperando? Mãos à obra, uai!

Autores:

JOSÉ SANTOS

Sou escritor, há muito tempo publicando para crianças e jovens. Venho de Santana do Deserto, município de quase quatro mil habitantes, Zona da Mata mineira. Já morei também em Volta Grande, Cataguases, Juiz de Fora. Hoje vivo em Piracaia, no interior de São Paulo, a 30 km da divisa com o sul de Minas. Quando a saudade aperta, vou para aquele pedaço da Serra da Mantiqueira tomar um café com pão de queijo e prosear em dialeto mineirês.

OTÁVIO BRESSANE

Desde que me lembro, eu desenho. Tenho no Brasil a minha maior inspiração e em nossos artistas as minhas grandes referências. Fiz arquitetura e mestrado em urbanismo, mas ilustrar era mesmo o que eu queria. Hoje conto histórias com desenhos e faço delas livros como este. Sou sócio do Estúdio Kiwi, onde desenvolvemos projetos de ilustração e design gráfico em todas as suas aplicações.

Livro lançado em outubro de 2023 na Feira Literária de Tiradentes (FLITI). Em breve disponível para compra

Primeiro livro de poemas das Minas Gerais