Projetos Idealizados
Além de mais de cinquenta livros para crianças e jovens, José Santos esteve e está muito envolvido com projetos educacionais e culturais ao longo de sua vida.
Viajante das Palavras
Em 2024, José e a artista e educadora Selma Maria iniciaram o projeto Viajante das Palavras, que promove a valorização da cultura brasileira, especialmente do interior de Minas Gerais e São Paulo. Focado na pesquisa, na edição e na publicação de livros que tematizam as culturas populares brasileiras, o projeto visa preservar a memória desses territórios, sobretudo, da identidade caipira.
Escolas Que se Abraçam
Com a artista e educadora Selma Maria idealizou o programa internacional Escolas que se Abraçam, que incentiva a leitura e a escrita poética em escolas públicas de países de língua portuguesa. Desde 2019, com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Mato Dentro (Minas Gerais), o programa já alcança seis países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. Foram feitas, ao longo desses anos, mais de doze publicações, dezenas de vídeos e oficinas.
Museu da Pessoa
Fez parte do grupo de fundadores, em 1991, do Museu da Pessoa, um museu virtual e colaborativo de histórias de vida, onde as pessoas são transformadas em patrimônios da humanidade. Não importa se trata-se de um catador de latinhas ou um presidente da república, nesse museu, todas as vidas são igualmente relevantes. Seu lema é “todo mundo tem uma história para contar”. O museu conta com mais de 20 mil histórias, 60 mil imagens e 5 mil vídeos. Participou em 2024 do projeto do museu Vidas em Cordel, com curadoria de Jonas Samaúma, Marco Haurelio e Lucélia Pandim.